Experiência bem sucedida de Alta Floresta é destaque em...

A execução bem sucedida do Programa Olhos D’Água da Amazônia desenvolvido pela Prefeitura de Alta Floresta foi um dos destaques do seminário promovido pelo...

UFMT busca parceria com município para desenvolver...

Pesquisadores do Campus da UFMT de Sinop estiveram em Alta Floresta no último fim de semana buscando informações para desenvolver um projeto sobre meliponíneos, ou abelhas...

Produtores de 08 municípios visitam Meliponário de Alta...

Criado há mais de quatro anos pelo Projeto Olhos D’Água da Amazônia, com o propósito de implementar a cadeia produtiva do mel no município, o...

     
 

Você está em: HOME • NOTÍCIAS • SECMA RECEBE DOAçãO DE ABELHAS SEM FERRãO DA AMAZôNIA RESGATADAS PELA...


Secma recebe doação de abelhas sem ferrão da Amazônia resgatadas pela CHTP


Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Projeto Olhos D'�gua da Amaz�nia
Publicado em 04/11/2014 as 07h58

A Prefeitura Municipal de Alta Floresta, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recebeu da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), doação de vinte e quatro caixas de colmeias de abelhas sem ferrão da Amazônia. As meliponeas foram entregues e instaladas dia 30 de novembro no Meliponário Municipal.

 

O material doado é originário da área de supressão vegetal do futuro reservatório da UHE Teles Pires. Uma equipe da Arcadis Logos – empresa terceirizada da CHTP que realizou o resgate esteve no Meliponário Municipal para fazer entrega das caixas. As abelhas são das espécies melípona grnadis, tetrapona claripes, trigona pallans, entre outras.

 

O Meliponário Municipal conta com aproximadamente 320 colmeias. Em janeiro de 2015, deve ter iniciado a distribuição de abelhas aos produtores, onde serão entregues 150 colmeias. Serão mantidas abelhas no local, para que ele cumpra com seu papel de multiplicadores.

 

Dentro do Projeto Olhos D’Água da Amazônia, que é financiado pelo BNDES/Fundo Amazônia, a atividade de meliponicultura possui papel estratégico. “Elas auxiliam na recuperação de áreas degradadas, através da polinização. E tem o lado econômico, que possibilita aos produtores vender o mel produzido”, explica a Engenheira Agrônoma, Juliana Ferreira da Silva.

 

“Essa parceria é muito importante para o município de Alta Floresta. Em breve vamos atingir a capacidade do nosso meliponário, a partir daí, será iniciada a entrega das colmeias aos produtores interessados. Agradeço a CHTP por acreditar e apoiar os nossos trabalhos”, finaliza a secretária de Meio Ambiente de Alta Floresta, Aparecida Sicuto.



 
 

 
Prefeitura Municipal de Alta Floresta

Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Canteiro Central, s/n - Centro
78.580-000 - Alta Floresta - Mato Grosso
+55 (66) 3512-3125
www.podam.com.br | comunicacao@podam.com.br

 
 

Reprodução do conteúdo deste site é autorizada desde que citada a fonte "Projeto Olhos D'água da Amazônia"

© PODAM 2018 - Desenvolvido por Virthuan Tecnologia em parceria com Quintino Gestão de Projetos.